São Paulo ganha sua 32ª subprefeitura, em Sapopemba
terça-feira, 28 de maio de 2013Depois de mais de dez anos sem uma divisão administrativa de maior relevo, a capital paulista ganhou nesta terça-feira, 28, a sua 32.ª subprefeitura. O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou no Diário Oficial da Cidade um decreto que estabelece a Subprefeitura de Sapopemba, na zona leste.
Assim como as demais 31, a nova subprefeitura terá dotação orçamentária própria e autonomia para “a realização de despesas operacionais, administrativas e de investimento”, além de “participação na elaboração da proposta orçamentária da Prefeitura de São Paulo”.
O novo território foi criado a partir do desmembramento da Subprefeitura de Vila Prudente. Sua área corresponde ao antigo distrito de Sapopemba – um dos três que até então compunham aquela subprefeitura, sendo os outros dois Vila Prudente e São Lucas – e tem 13,5 quilômetros quadrados, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
No total, mostra o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), viviam no território da nova subprefeitura 284.524 pessoas em 2010.
Haddad ainda não nomeou um subprefeito para o bairro de Sapopemba, indicação que deve ocorrer nos próximos dias. Mas, tal como os outros, ele ou ela terá a função de fiscalizar, naquela região administrativa, o cumprimento das leis, portarias e regulamentos, além propor a realização de concursos públicos, entre outras atribuições.
Desde a criação das 31 subprefeituras, em agosto de 2002, na gestão da então prefeita Marta Suplicy (PT), a cidade não ganhava uma nova administração regional.
No mesmo decreto, foram criadas quatro secretarias municipais. São elas a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria Municipal de Relações Governamentais, a Secretaria Municipal de Licenciamento e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Foi igualmente criada a Controladoria Geral do Município.
O prefeito Haddad também reorganizou a Coordenadoria de Inclusão Digital, e as secretarias municipais de Serviços, Desenvolvimento Urbano, Habitação, Relações Internacionais e Federativas, Direitos HUmanos e Cidadania.
Fonte: Diário do Grande ABC