Subprefeitura de Sapopemba lança comitê na região para Programa Cidade Amiga do Idoso
terça-feira, 17 de abril de 2012A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba é uma de 11 subprefeituras escolhidas para implantar o Programa Cidade Amiga do Idoso, que visa, entre outras coisas, tornar o envelhecimento ativo, dentro do escopo de que se as pessoas se mantiverem física e intelectualmente ativas, envolvidas socialmente e com saúde, poderão envelhecer bem e satisfeitas, na medida que terão mantidas, por mais tempo, a independência e a prevenção da incapacidade, segundo o Guia Global Cidade Amiga do Idoso, lançado em 2005.
Seguindo o cronograma de implantação, foi lançado o Comitê Gestor Local de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, no último dia 10, no auditório da Subprefeitura. A apresentação dos objetivos e dados do Programa ficou ao encargo do chefe de Gabinete, que na ocasião estava representando o subprefeito, presidente do Comitê.
Participaram os membros natos previstos na Portaria nº 09/SMSP/GAB/2012, publicada no Diário Oficial da cidade de 15/03/2012, que são os titulares da Coordenadoria de Projetos e Obras, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Defesa Civil e da Assessoria de Comunicação Social, e que passam a integrar, automaticamente, o recém-lançado Comitê Gestor, juntamente com pessoas ligadas a entidades afins da região, que lidam diretamente com a questão dos idosos, e outras lideranças que possam multiplicar as ações desse programa.
Para o subprefeito, a importância de tal programa está no fato de que a população está envelhecendo rapidamente e, em áreas consideradas jovens, pela faixa etária, esse fenômeno tende a se instalar logo mais. “Por isso devemos estar prontos para atender as demandas em Saúde, Mobilidade Urbana, Educação, Transportes, e sobretudo nos aspectos da cidadania, pois de um lado precisamos cuidar do idoso através dessas ações, por outro, as pessoas em geral precisam entender como lidar com a pessoa idosa”, comentou o subprefeito. Presente à primeira reunião, a presidente da Associação do Idoso de Sapopemba Vida Nova, dona Rosa, deu um exemplo prático quando era ainda cuidadora: ao levar uma senhora para se consultar, esta queixava dor numa das pernas, ao que o médico respondeu tratar-se de problema de idade, logo interrompido pela acompanhante da idosa que lhe disse: “ela deve ter outro problema, se não doeriam as duas pernas”. E de fato, segundo relata dona Rosa, a senhora foi diagnosticada com trombose.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo